logo

Estudos

« Voltar

EDFICANDO MUROS ,TAPANDO AS BRECHAS

EDIFICANDO  MUROS   , TAMPANDO BRECHAS   E   FIRMADO  NOS  PROPOSITOS  DE  DEUS 

06/27/10  texto base ;   

 

Bottom of Form

Neemias 6

1 Sucedeu que, ouvindo Sambalate, Tobias, Gesem, o árabe, e o resto dos nossos inimigos, que eu tinha edificado o muro, e que nele já não havia brecha alguma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais,

2 Sambalate e Gesem mandaram dizer-me: Vem, e congreguemo-nos juntamente nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal.

3 E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?

4 E do mesmo modo enviaram a mim quatro vezes; e da mesma forma lhes respondi.

5 Então Sambalate ainda pela quinta vez me enviou seu servo com uma carta aberta na sua mão;

6 E na qual estava escrito: Entre os gentios se ouviu, e Gesem diz: Tu e os judeus intentais rebelar-vos, então edificas o muro; e tu te farás rei deles segundo estas palavras;

7 E que puseste profetas, para pregarem de ti em Jerusalém, dizendo: Este é rei em Judá; de modo que o rei o ouvirá, segundo estas palavras; vem, pois, agora, e consultemos juntamente.

8 Porém eu mandei dizer-lhe: De tudo o que dizes coisa nenhuma sucedeu; mas tu, do teu coração, o inventas.

9 Porque todos eles procuravam atemorizar-nos, dizendo: As suas mãos largarão a obra, e não se efetuará. Agora, pois, ó Deus, fortalece as minhas mãos.

10 E, entrando eu em casa de Semaías, filho de Delaías, o filho de Meetabel (que estava encerrado), disse ele: Vamos juntamente à casa de Deus, ao meio do templo, e fechemos as portas do templo; porque virão matar-te; sim, de noite virão matar-te.

11 Porém eu disse: Um homem como eu fugiria? E quem há, como eu, que entre no templo para que viva? De maneira nenhuma entrarei.

12 E percebi que não era Deus quem o enviara; mas esta profecia falou contra mim, porquanto Tobias e Sambalate o subornaram.

13 Para isto o subornaram, para me atemorizar, e para que assim fizesse, e pecasse, para que tivessem alguma causa para me infamarem, e assim me vituperarem.

14 Lembra-te, meu Deus, de Tobias e de Sambalate, conforme a estas suas obras, e também da profetisa Noadia, e dos mais profetas que procuraram atemorizar-me.

15 Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de Elul; em cinqüenta e dois dias.

16 E sucedeu que, ouvindo-o todos os nossos inimigos, todos os povos que havia em redor de nós temeram, e abateram-se muito a seus próprios olhos; porque reconheceram que o nosso Deus fizera esta obra.

17 Também naqueles dias alguns nobres de Judá escreveram muitas cartas que iam para Tobias; e as cartas de Tobias vinham para eles.

18 Porque muitos em Judá lhe eram ajuramentados, porque era genro de Secanias filho de Ará; e seu filho Joanã se casara com a filha de Mesulão, filho de Berequias.

19 Também as suas boas ações contavam perante mim, e as minhas palavras transmitiam a ele; portanto Tobias escrevia cartas para me atemorizar.

 

Neemias ;hb   jeova  conforta   coopeiro do  rei  da  persia   Atarxestes   sacrificou a  vida  sossegada  do  palacio  para  socorrer  o  teu  povo  aflito,  como governador  da  judeia   os  judeus  depois  de  passarem  100 anos  novamente  na  sua  terra ,  não  conseguiram avancar  em coisa  alguma senao a  reconstrucao  do  templo , por  causa dos  povos  inimigos  ao  redor.  O  intrepido  Neemias não  se  conformou  com  os  inimigos  fora  e nem com o  pecado  dentro .  Os dois Esdra  e  Neemias  trabalhavam   unidos   para   os  cultos  ao  verdadeiro  Deus , em  Jerusalem .

  _ Passo   para  edficar um muro  e   sem brechas   

1-     E preciso   vim o  desejo  do  coracao  

Neemias 2

Sucedeu, pois, no mês de Nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, que estava posto vinho diante dele, e eu peguei o vinho e o dei ao rei; porém eu nunca estivera triste diante dele.

E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, pois não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração; então temi sobremaneira.

E disse ao rei: Viva o rei para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, estando a cidade, o lugar dos sepulcros de meus pais, assolada, e tendo sido consumidas as suas portas a fogo?

E o rei me disse: Que me pedes agora? Então orei ao Deus dos céus,

E disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.

2_  E  preciso  sair  da  area de  conforto    

Nm   2 .1   Sucedeu, pois, no mês de Nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, que estava posto vinho diante dele, e eu peguei o vinho e o dei ao rei; porém eu nunca estivera triste diante dele.

Amado   vc   ja  imaginou  esta  posicao  de copeiro  alguem que  estava no  palacio do  reio   e    que  tinha  o  previlegio de dialogar e  ser  observado  pelo rei   ao ponto  de  encomodar ao  rei  devido  ao  semblante .  Neemias  se  desfaz destas rigalias de  copeiro para governador     ter    pq no teu coracao ardia  fortemente o  mover  de  Deus .

3 -   E  preciso ter    autoridade  da  parte de  Deus

Nm 2 . 7  Disse mais ao rei: Se ao rei parece bem, dêem-se-me cartas para os governadores dalém do rio, para que me permitam passar até que chegue a Judá.

8 Como também uma carta para Asafe, guarda da floresta do rei, para que me dê madeira para cobrir as portas do paço da casa, para o muro da cidade e para a casa em que eu houver de entrar. E o rei mas deu, segundo a boa mão de Deus sobre mim.

9 Então fui aos governadores dalém do rio, e dei-lhes as cartas do rei; e o rei tinha enviado comigo capitães do exército e cavaleiros

4 - Nunca pensa  que  pode fazer  sozinho

Nm 2.8Como também uma carta para Asafe, guarda da floresta do rei, para que me dê madeira para cobrir as portas do paço da casa, para o muro da cidade e para a casa em que eu houver de entrar. E o rei mas deu, segundo a boa mão de Deus sobre mim

5- ignore os  inimigos  e nao abra  a  boca dos projetos de Deus

2.10  O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, lhes desagradou extremamente que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel.

11  E cheguei a Jerusalém, e estive ali três dias.

12  E de noite me levantei, eu e poucos homens comigo, e não declarei a ninguém o que o meu Deus me pôs no coração para fazer em Jerusalém; e não havia comigo animal algum, senão aquele em que estava montado

 6-Declare  a  bencao  do  Senhor  nos  projetos  e planos                                                                                                                                                               Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito; então disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem

7-tome  atitude  e  move-se   para  executar o plano  de Deus na  tua vida

Nm  6.3 E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?

4  E do mesmo modo enviaram a mim quatro vezes; e da mesma forma lhes respondi

Sambalate ;   um  amonita

Tobias ;      hb  jeova   e Deus

Gesem;      hb   chuva   um  arabe

Nunca  veja  os  inimigos   como  alvo  para   impedir  aquilo  que  o  Senhor  tem  preparado  para  te .

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim

« Voltar